Pinheiros e Minas são os finalistas do primeiro evento presencial do judô brasileiro desde o início da pandemia de Covid-19, a Copa Brasil Interclubes, cuja decisão acontece neste domingo (29/11), às 14h, com transmissão pelo SporTV 2. A competição tem formato de equipes mistas, nos moldes da nova prova olímpica que estreará no programa das Olimpíadas de Tóquio, ano que vem. Neste sábado (28/11), aconteceram as semifinais do torneio, que começou a quinta-feira, entre Pinheiros (SP) e Sesi (SP) e entre Minas (MG) e Paineiras (SP).
A Primeira Copa Brasil Interclubes é uma novidade no calendário da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Nela, cada equipe é composta por três homens e três mulheres em seis categorias de peso diferentes. Nos confrontos, a equipe que tiver o maior número de vitórias vence o duelo. O Minas precisou de seis partidas para confirmar sua superioridade sobre o Paineiras, vencendo por 4 a 2. Já o Pinheiros garantiu sua presença na decisão após impor um placar de 4 a 0 sobre o Sesi.
As delegações e organizadores estão isolados no CT desde quarta-feira, depois de passarem por testes de Covid-19 (PCR), e seguem protocolos de segurança e de saúde da comissão médica da CBJ e das autoridades sanitárias locais. Além dos finalistas e de Sesi e Paineiras, que disputarão o bronze também neste domingo, participaram da competição a Sogipa (RS) e o Instituto Reação (RJ).