A Copa Brasil Interclubes de Judô, primeira competição nacional da modalidade no período da pandemia do coronavírus, começou nesta quinta-feira, em Santana do Parnaíba, em São Paulo. A competição tem formato de equipes mistas, nos moldes da nova prova olímpica que estreará no programa das Olimpíadas de Tóquio, ano que vem. Nesta quinta-feira, foram disputados os confrontos pelo grupo A, entre Pinheiros, Sogipa e Paineiras do Morumby.
A competição tem formato de equipes mistas, nos moldes da nova prova olímpica que estreará no programa das Olimpíadas de Tóquio, ano que vem. Cada equipe é composta por três homens e três mulheres em seis categorias de peso diferentes. Nos confrontos, a equipe que tiver o maior número de vitórias vence o duelo.
O Pinheiros venceu o Paineiras por 4 a 0, a Sogipa bateu o Paineiras por 4 a 1, e na última série o Paneiras se recuperou vencendo o Pinheiros por 4 a 3 – com 3 a 3, o Paineiras ganhou o desempate, definido já no sistema de golden score. No critério desempate, o Pinheiros avançou à semifinal com o maior número de vitórias, seguido do Paineiras.
Nesta sexta-feira serão disputados os confrontos de primeira fase das equipes do grupo B – Instituto Reação, Minas Tênis e Sesi. No sábado e domingo as disputas já serão no sistema de “mata-mata”, com semifinais entre as duas melhores equipes de cada grupo. Os vencedores das semifinais lutarão pelo título e os derrotados brigam pelo bronze.