A brasileira Maria Suelen conquistou, neste sábado, a medalha de bronze no Grand Slam de judô de Tel Aviv, em Israel. Competindo na categoria pesado, acima de 78kg, ela derrotou na disputa do pódio a porto-riquenha Melissa Mojica com um belo golpe que resultou em um waza-ari seguida de uma imobilização logo no primeiro minuto de luta. Foi a única conquista brasileira na competição.
No primeiro dia, o Brasil competiu com seis lutadores, conseguiu apenas duas vitórias e ficou longe do pódio. No dia seguinte, a seleção teve o desfalque de Ketleyn Quadros, que está com Covid-19, e também não chegou perto da conquista do pódio.
O judô brasileiro vive um momento difícil, já que Rafaela Silva, atual campeã olímpica, não poderá disputar as Olimpíadas de Tóquio, por conta de um caso de doping. Já a outra estrela da modalidade, Mayra Aguiar, está se recuperando de uma cirurgia no joelho e só poderá voltar a competir em março ou em abril.
Na campanha do bronze, Suelen estreou com vitória sobre a sérvia Milica Zabic por Ippon com dois minutos de combate. Na sequência, venceu por Waza-ari a israelense Raz Hershko. Na semifinal, foi derrotada pela portuguesa Rochele Nunes, por Ippon.
Maria Suelen é uma das principais esperanças de pódio do Brasil em Tóquio. Vice-campeã mundial em 2013 e 2014, quinta colocada nas Olimpíadas de Londres 2012 e também nos Campeonatos Mundiais de 2018 e 2019, é, atualmente, terceira colocada no ranking mundial.
O pódio garantiu a Maria Suelen mais 500 pontos no ranking de classificação olímpica para Tóquio 2020. Ela é a melhor brasileira ranqueada no pesado feminino e disputa a vaga olímpica com Beatriz Souza, que ocupa a sétima posição na listagem e não lutou em Tel Aviv.