O Brasil ficou sem pódios no primeiro dia do Grand Slam de Tashkent de judô, no Uzbequistão. Nesta sexta-feira, Larissa Pimenta ficou bem perto de uma medalha, chegando à semifinal da categoria até 52kg, mas acabou perdendo inclusive a disputa do bronze. Jéssica Pereira, Ketelyn Nascimento, Gabriela Chibana, Felipe Kitadai e Eric Takabtake não chegaram às lutas por medalhas.

Larissa começou muito bem o torneio. Ela venceu por ippon a turca Irem Korkmaz na estreia, depois aplicou um ippon no golden score na alemã Annika Wurfel e venceu por waza-ari a suíça Fabienne Kocher nas quartas de final. Na semi, porém, a brasileira não foi páreo para a japonesa Uta Abe e tomou um ippon da atual bicampeã mundial. Na disputa pelo bronze, não conseguiu encaixar seus golpes na sul-coreana Jeong Bo-Kyeong, vice-campeã olímpica na categoria até 48kg no Rio. Larissa tomou três punições por falta de combatividade e acabou derrotada.

Jéssica Pereira ficou perto da medalha na categoria até 57kg. Ela venceu por punições a uzbeque Shukurjon Aminova na primeira rodada. Venceu a russa Daria Mezhetskaia por ippon e um waza-ari nas oitavas. Só que nas quartas de final tomou um ippon diante da japonesa Momo Tamaoki. Ela ainda voltou para a repescagem, mas perdeu por punições para a sérvia Marica Perisic, terminando na sétima posição. Na mesma categoria, Ketelyn Nascimento foi imobilizada pela sul-coreana Jisu Kim na estreia.